EXAMES -Raios X

Raios x

Nos exames de Raios X (RX) as imagens são obtidas das várias estruturas para detectar, por exemplo, fratura, pneumonia, sinusite, tumores, etc. É por isso que na maioria das vezes durante o exame, é solicitado que o paciente realize o procedimento em mais de uma posição.

Ossos, tecidos conjuntivos em geral, gases e gordura, quando atravessados pelo RX, têm densidades diferentes dando contraste na imagem radiográfica, permitindo a análise do filme pelo médico. As tomadas são feitas numa sala de exames equipada para esta finalidade. Dependendo do exame, o paciente precisará trocar a roupa. O técnico de RX, ou o médico, garante o posicionamento correto para o exame.

O exame é completamente indolor, e você terá que ficar imóvel por menos que um segundo. De acordo com a região a ser radiografada, será necessário retirar os acessórios como pulseiras, brincos, piercing, cordões, anéis, relógios para realização do exame, pois podem prejudicar a imagem radiográfica. 

PREPARO
Os exames de Raios X não precisam de preparo especial à exceção do Raios X de coluna lombossacra e coluna lombar. Nesses casos, fazer uso de 2 comprimidos de Ducolax ou Lactopurga às 20:00h do dia anterior a realização do exame.

O QUE É RX DIGITAL?
Sempre na vanguarda da Medicina Diagnóstica, o Polimagem realiza seus exames radiológicos de forma digital (sistema CR). Este sistema consiste em adquirir imagens através de um detector que as processa tornando possível sua transmissão à distância, assim como armazená-las por mais de cinco anos. As câmaras escuras reveladoras são substituídas por Workstations com pós-processamento de imagens que são enviadas para impressoras ou câmaras laser conectadas em rede. Dessa forma obtêm-se imagens de alta qualidade, diminuindo a necessidade de repetição e reduzindo de forma considerável a dose de exposição ao paciente.

Desenvolvido por GestoMED