EXAMES -Mamografia

mamografia


O QUE É?

A mamografia é o exame radiológico das mamas realizado com baixa dose de radiação, onde a mama é comprimida rapidamente enquanto os Raios-X incidem sobre a mesma. A imagem é interpretada pelo médico radiologista especialmente treinado para identificar áreas com características suspeitas.

O objetivo da mamografia é detectar o câncer de mama numa fase precoce, ou seja, quando ele ainda não é palpável, o que aumenta muito as chances de um tratamento bem-sucedido, compensando o risco mínimo da radiação e o desconforto que algumas mulheres sentem durante o exame. O exame anual de mamografia é recomendado para TODAS as mulheres acima de 35-40 anos, com ou sem sintomas na mama (ou até mesmo antes dos 35 anos dependendo do histórico familiar). Resultados registrados pela American Cancer Society, em uma recente avaliação em oito clínicas escolhidas aleatoriamente, demonstraram que houve 18% menos mortes em decorrência de câncer mamário entre mulheres com 40 anos ou mais que haviam feito mamografia periodicamente.

Pela mamografia, o médico é capaz de identificar se a alteração encontrada tem uma grande probabilidade de ser benigna (não cancerosa) ou suspeita de malignidade (câncer) e, neste caso, pode ser recomendada uma biópsia (amostra do tecido) para esclarecimento diagnóstico.

COMO É REALIZADA A MAMOGRAFIA?
Posição: a correta posição da mama durante a mamografia é extremamente importante para assegurar que a imagem mostre todo o tecido mamário e também a axila (região abaixo do braço). O técnico se certificará de que toda a mama esteja situada sobre a chapa de Raios X e que nada bloqueie os Raios X (como, por exemplo, uma jóia, o ombro ou a mama oposta).

Cooperação da paciente: o técnico deverá lhe informar todas as etapas da mamografia para assegurar sua inteira participação e cooperação durante o exame. Durante a exposição aos Raios X, você deverá permanecer absolutamente imóvel e prender a respiração para evitar a possibilidade de distorcer a imagem em função da movimentação.

Compressão: a compressão é necessária para imobilizar a mama e uniformizar o tecido da mama, permitindo uma melhor imagem, além de reduzir a dose de RX. A compressão da mama pode às vezes causar algum desconforto, mas é rápida. Assim, você sente a compressão, mas não uma dor significativa. Se sentir dor, informe ao técnico.

Os exames do Polimagem são realizados com técnica digital, ou seja, que consiste em adquirir imagens digitalmente através de um detector plano. Dessa forma o processo de utilização de chassis de Écran com sua posterior revelação nas câmaras escuras reveladoras serão substituídos por Workstations com pós-processamento das imagens e envio a impressoras ou câmaras laser conectadas em rede.

Desenvolvido por GestoMED