DICAS DE SAÚDE
Previna-se!

Fica enjoado em viagens? Você pode ter cinetose

Você costuma passar mal quando está em algum meio de transporte? Então você provavelmente tem cinetose, a "doença do movimento", que pode afetar homens e mulheres de qualquer idade. Para quem tem o problema, andar de carro, barco, avião e mesmo assistir a um filme 3D no cinema pode provocar náusea, palidez, tontura e suor frio. Brinquedos de parques de diversão, como roda-gigante, carrossel, gira-gira e montanha-russa, também podem desencadear os sintomas.

A cinetose acontece quando o corpo, o ouvido e os olhos enviam sinais conflitantes para o cérebro. Por exemplo: seu ouvido pode sentir movimentações não habituais do corpo que seus olhos não podem ver. Ou, então, você vê o movimento mas seu corpo não o sente. Quem tem a doença pode ficar ansioso antes de situações de movimento - como quando o avião está prestes a decolar - e ter enjoo antecipadamente. A boa notícia é que, quanto mais viagens você fizer, mais facilmente seu corpo vai se adaptar.

 Como prevenir a cinetose

Para diminuir as chances de ter cinetose ao usar meios de transporte, você pode adotar os seguintes procedimentos:

No carro, escolha sentar no banco da frente e sente próximo a uma janela no ônibus;
Repouse a cabeça no encosto do banco para mantê-la o mais imóvel possível;
Vire as saídas de ar em direção ao seu rosto;
Fixe sua visão no horizonte ou em um objeto distante e parado;
Não leia ou mexa no celular;
Não fume;
Evite alimentos pesados e bebidas alcoólicas antes da locomoção;
Tome os medicamentos orientados pelo seu médico antes das viagens curtas.

 Tratamento para a cinetose

Além das técnicas para evitar o problema, existem tratamentos que ajudam a atenuar ou resolver os sintomas da cinetose, que incluem exercícios de reabilitação, medicamentos e terapias complementares. Eles variam de caso a caso, por isso é fundamental procurar um clínico geral para descobrir a causa do problema e receber orientações adequadas.

Desenvolvido por GestoMED